Dicas de alimentação, pré-prova, para o remador.
Cada pessoa tem um tipo de dieta que a faz sentir melhor no dia da competição. Alguns continuam comendo as mesmas coisas de sempre, outros se aventuram na culinária local experimentando pratos diferentes sem problema algum. Agora, se você for como eu, que fica nervoso pra caramba um pouco nervoso, certamente tem dificuldades para comer antes da competição.
Cada atleta tem sua receita mágica para a alimentação no dia da competição (e nos dias que a antecedem também), os irmãos Brownlee (famosos no triathlon) acostumaram-se a comer a pizza na véspera da prova, pois praticamente todos os lugares do mundo oferecem uma boa pizza.
Outros já não tem tanto problema. Conrad Stoltz, o ícone do triathlon Xterra, parece ter hábitos alimentares um pouco mais bizarros e se adaptar facilmente à culinária local. Quando no Hawaii, ele costuma comer os tradicionais SPAM Musubi, uma espécie de Niguiri Sushi feita com presunto enlatado.
O que realmente funciona na alimentação pré prova?
Depois de muito experimentar e passar mal, acabei aprendendo algumas coisas, e para mim uma alimentação líquida garante com que eu consiga ingerir calorias e nutrientes suficientes para fornecer energia no dia da prova, sem, no entanto, que eu passe mal. Uma alimentação líquida, é digerida mais fácil, e por isso eu não preciso acordar tão cedo no dia da competição. Seja você adepto ou não da alimentação líquida antes da prova, você deve considerar algumas coisas para a sua refeição.
Evite alimentos gordurosos. Alimentos ricos em gorduras levam mais tempo para serem digeridos e por isso devem ser evitados.
É importante consumir alguma fonte de proteína no café-da-manhã antes da prova, ela pode ser ingerida na forma de leite, whey protein ou o famoso ovo mexido do café-da-manhã do hotel. O importante é buscar uma proteína magra (sem gordura). Evite alimentos embutidos como o presunto, o salame e a mortadela, já que apesar de ser uma fonte de proteína eles contém quantidade considerável de gordura na sua composição.
Evite alimentos fibrosos. A Fibra aumenta o bolo fecal e pode prejudicar seu desempenho no meio da prova (Não é nada gostoso sentir vontade de fazer um nº 2 no meio da prova, não é?).
o A quantidade de carboidrato que você deve consumir depende do tamanho da sua prova, e do seu corpo. Procure um nutricionista esportivo e faça experiências. Eu procuro consumir 2g de carboidrato por kg de peso no café-da-manhã antes da competição. Alguns atletas conseguem consumir mais do que isso.
Independente do que EU faço, cada pessoa reage de um jeito e tem suas preferências alimentares. No entanto o importante é você ter definido o que funciona para você.
Deixarei o meu "ritual" pré prova, disponível aqui.
Dias antes da competição:
Comer normalmente, aumentando a quantidade de carboidrato consumida.
1 dia antes da competição:
Café-da-manhã: Dar ênfase em alimentos fibrosos (mamão, aveia, granola). Esses alimentos ajudam a limpar o intestino.
Treino pré-competição: 200-400kcal de uma solução de carboidratos para repor o gasto do treino. Esse treino é normalmente um giro leve de reconhecimento do percurso.
Lanche Pós-treino: Um lanche rico em fibras (pão integral, aveia, mamão), e uma pequena porção de proteína.
Restante do Dia: Muito carboidrato (prefiro massa, mas se não tiver me viro bem com arroz e feijão), evito ingerir fibras (diminui um pouco a salada), consumo proteínas magras. E me hidrato bastante.
Dia da Competição:
Ao acordar: 200-300ml de água. Isso garante que o meu intestino comece a funcionar.
Café-da-manhã (2 - 4hrs antes da largada): 800kcal em forma de vitamina. Normalmente eu bato leite desnatado, 2 bananas e 1 dose de whey protein (20-25g de proteína).
60min antes da largada: Bebo uma garrafa de 400ml de água com Palatinose.
Durante a prova hidrato basicamente com água muito gelada.
E você o que costuma fazer no dia da competição?
Kommentare